domingo, 13 de dezembro de 2009

Publique o seu Livro

O que é um livro independente?

É aquele pago pelo autor ou por meios obtidos pelo autor, como patrocínio. Em essência, o livro independente é aquele em que o autor tem participação direta em todas as etapas de sua publicação, em especial na sua comercialização. Existe uma modalidade de publicação na qual o autor paga uma editora para publicar o seu livro. Apesar de contar com o apoio tanto na pré-produção quanto, às vezes, na distribuição do livro, esse tipo de publicação é essencialmente independente, pois o autor, e não a editora, desempenha o papel principal na publicação do livro (bem como arca com as despesas).

1º Passo - Definindo Objetivos:

Todo livro precisa de um planejamento. Não importa qual o seu objetivo, todo livro precisa de um bom planejamento. E isso é válido não só para o livro independente como também para os livros publicados por editoras. E uma das principais causas da produção de um livro com baixa qualidade é a falta de objetivos definidos. O mesmo vale para livros que não conseguem dar ao autor o retorno esperado. Definir um objetivo é vital. Todo autor deve saber o que o move a escrever, ou ainda mais especificamente, o que ele espera com isso (estou falando de livros e escritores, mas a maioria do que é dito vale também para desenhistas, roteiristas, pintores, artistas plásticos...). Para começar a definir melhor os seus objetivos, pergunte-se:

Qual a minha intenção em escrever?

A resposta vai variar tanto quanto forem as pessoas que se perguntarem. Algumas podem ser bem simples, outras ambiciosas, isso não importa, o que é vital agora é responder com sinceridade à pergunta.

Alguns exemplos:

Pessoal – Prazer de ter escrito e publicado Social – Dar para alguns amigos e pessoas do meu círculo social, reconhecimento acadêmico ou do público Profissional – Construir uma carreira acadêmica /jornalística/literária; me tornar escritor meio-período; viver de escrever; fazer dinheiro

Como você viu, as respostas são simples, mas elas irão afetar decisivamente todos os passos seguintes da publicação do seu livro, desde o tipo de publicidade, o preço de venda do livro até a arte da capa.

Agora faça uma pergunta mais específica:

Qual a minha intenção com o livro que quero publicar?


Publique o seu livro - material de ajuda

Essa resposta irá especificar a primeira. Será o início da construção do plano do seu livro. Por exemplo, se você quer construir uma carreira (seja acadêmica, jornalística ou como um cronista), você talvez queira enfocar em divulgar o seu nome no meio literário, em abrir espaço nas livrarias, fazer contatos, participar de eventos... Se você quiser, por outro lado, se tornar escritor free-lancer, o livro poderá ser uma porta de entrada em editoras, jornais e revistas especializadas, poderá ser um meio de promover o seu nome e trabalho junto a um outro grupo de pessoas, enfim, isso cabe a você. Mas una essas duas perguntas, faça delas o guia

para a formatação do plano do seu livro. Mais uma vez, elas serão a sua referência para todos os passos seguintes, desde a escolha do papel do livro, ao tipo de patrocínio a ser buscado até as melhores opções na hora de distribuir e divulgar.

Muitas vezes os campos social, pessoal e profissional se misturam. Isso não é problema, mas tenha bem claro o seu objetivo. Ele será fundamental na preparação do seu livro e será também uma forma de potencializar o seu trabalho, reduzir gastos e produzir um livro do jeito que você havia pensado.

Para conheçar em detalhes todo o processo de produção e venda de um livro independente, participe do curso Publique o seu Livro

Sociedade Mutante

Autores de livros independente, seguindo o que músicos independente já têm feito há alguns anos, estão encontrando maneiras alternativas de difundir suas obras. A Internet (ainda que poucos explorem seu real potencial, quanto mais autores independente) é certamente um grande veículo nessa tentativa de levar ao público obras que não fazem parte das campanhas de massificação do grande circuito. Uma idéia muito interessante surgiu de um grupo de escritores que montaram um blog que tem como objetivo ser um catálogo de autores independentes. Isso foi o que eu entendi, mas se quiser formar sua própria opinião, entre no link www.sociedademutuante.blogspot.com

A idéia por si só já é interessante. Além disso, o blog é bem estruturado, agradável de se ler e há um grande espaço para os autores. São colocadas a biografia, obras, muitas fotos, resumo, descrição pessoal, contatos... enfim, tudo que pode interessar quem está cansado da servir as maquinações da mídia. Seja por curiosidade ou par fazer parte dainiciativa, acesse o blog da Sociedade Mutante www.sociedademutuante.blogspot.com

É importante que autores independentes tenham atitude e apóiem idéias como essa. Não custa nada comentar com amigos, ou mesmo arriscar comprar um livro que quer nos convencer pelo seu conteúdo, e não pelas bocas vorazes da mídia que mastigam nossos olhos, pensamentos e gostos.

Formatação do texto

Uma tarefa da qual nenhum escritor sério pode fugir é a de reler incessantemente o texto. Sempre haverá um erro, uma passagem que pode ser melhorada, um detalhe a ser corrigido. James Joyce, por exemplo, relia os seus textos obsessivamente. Ele levou 7 anos para escrever Ulisses. Quando o livro saiu da gráfica, no entanto, foram encontrados cerca de 19 erros por página, sendo que o livro tinha em torno de 700 páginas (ainda que muito dos erros foram devido à forma de impressão usada na época).

Atualmente o computador, o tipo de impressão e uma série de outros fatores reduzem muito o número de erros de um livro, mas ainda assim a releitura do autor é vital. Releia até o seu limite. Esse é o seu dever. Isso não quer dizer que o seu texto não terá nenhum erro após a vigésima leitura, mas cabe a você, principalmente por ser um autor independente, ler o máximo possível e com o máximo de atenção, fazer de tudo para que não haja muitas falhas.

Importante: apesar dos editores de textos possuírem corretor ortográfico e gramatical que em muito ajudam o escritor, ele é limitado e está muito longe de substituir um bom revisor humano.

Existem alguns momentos da produção em que é muito importante contratar um serviço externo. Se você está realmente interessado em produzir um livro de qualidade, vai ser difícil fugir de ao menos dois serviços: a revisão gramatical e ortográfica e a produção da capa.

Minha experiência diz que contratar esses dois serviços é o melhor investimento que você pode fazer.

Existem muitas de economizar dinheiro na publicação do seu livro (para conhecer melhor quais são elas, ), mas a revisão e produção gráfica do livro não é um deles.

Pense nisso como um investimento. Se o seu livro não tiver qualidade gráfica, não for apresentável, tiver erros de digitação ou gramática, dificilmente ele entrará em um livraria, será aceito por escolas ou adquirido por bibliotecas.

Dependendo do tipo de livro, das dificuldades dele e do autor, outros serviços profissionais podem ser extremante utéis. Veja abaixo uma lista de serviços profissionais e confiáveis, que, espero, irão lhe ajudar a produzir um livro do jeito que você imagina.

Capa e Design

dovale@dovale81.com - www.dovale81.com

Revisão gramatical e ortográfica

conexoesbr@yahoo.com.br

Diagramação

dovale@dovale81.com - www.dovale81.com



Exemplos de sucesso

Talvez você não saiba, mas muitos autores consagrados começaram publicando seus próprios livros (e para alguns o mercado independente foi tão bom que eles dispensaram editoras e continuaram a publicar seus livros).

Veja abaixo alguns exemplos:


Apoio da Família

O livro Eragon foi traduzido para dezenas de idiomas, virou filme e videogame. Mas tudo começou com uma boa idéia é muita vontade. Os pais do autor, Christopher Paolini, então com 19 anos, imprimiram 10 mil cópias do livro e organizaram para que ele fosse a 135 colégios, bibliotecas e eventos ao redor dos EUA. Em um desses colégios, um garoto comprou o livro e o deu para o padrasto, um escritor. Fascinado com a história, o escritor falou com o seu agente e em pouco tempo Christopher estava assinando um contrato com uma das maiores editoras do país. E tudo começou com a persistência em ir em todas os 135 locais fantasiado como personagens do livro.


Novos espaços


Arthur Agatston, autor do livro A Dieta de South Beach, começou publicando folhetinhos com algumas de suas dietas. Aos poucos as pessoas foram conversando sobre os panfletos e eles acabaram nas mãos de um produtor de uma pequena TV local, que o convidou para uma entrevista. Devido a grande aceitação do público, a emissora ofereceu a ele um programa diário sobre dietas. Depois, muitos supermercados solicitaram que ele fizesse refeições baseadas em sua dieta e não faltaram editoras para o seu livro, inclusive no Brasil.



Conheça o seu Público

André Vianco recebeu um dinheiro do FGTS e decidiu usá-lo para imprimir 1.000 cópias de seu primeiro livro no ano de 2000. Com muita vontade, começou a distribuir o livro em livrarias e entrar em contato com editoras. Em 2001 a editora Novo Século se interessou pelo trabalho e publicou. Desde então, foram mais de 10 livros publicados e o reconhecimento do público que adora histórias de vampiros.




Curso Publique o seu Livro

Curso Publique o seu livro


O curso Publique o seu Livro foi feito para quem quer transformar aquele arquivo de computador em um livro de verdade. E isso não significa apenas imprimir, mas mostrar a sua criação para o mundo.

O grande diferencial desse curso é que ele é voltado especificamente para a publicação do livro. A informação é dada passo-a-passo, seguindo o processo editorial que vai do registro da obra, obtenção do ISBN, passa pela edição do texto e chega às diferentes formas de comercializar cada tipo de livro.

Um verdadeiro guia elaborado pelo escritor Norman Lance, que tem grande experiência na área.

Em nenhum outro curso você terá tamanho volume de informação, e tudo de forma clara e prática.

Além de ser uma orientação, o curso é uma maneira de escritores independentes conhecerem os mecanismos para a produção de um livro com qualidade.

Se você quer divulgar o seu livro, é preciso ter profissionalismo e conhecimento. E é isso que Publique o seu Livro oferece.

Você verá tudo sobre:

Questões Autorais e Legais

Correção e Revisão

Como economizar dinheiro na produção do livro

Como produzir um livro de qualidade

Como levantar o capital para publicar o seu livro

Distribuição & Divulgação

E ainda:

Posicionamento: a chave para uma grande publicidade

Como divulgar um livro na imprensa

Impressão Sob Demanda X Impressão Tradicional – diferenças e vantagens

Curso online

Para fazer um curso online só é preciso pagar a inscrição (abaixo) e ter um computador com acesso à internet. O curso será ao vivo com o escritor Norman Lance e será feito pelo programa gratuito Skype. Se você não entender muito de computador, não se preocupe, pois receberá todas as instruções. É muito simples.

Caso queira organizar um curso, mande um e-mail para conexoesbr@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. olá adoraria saber como divulgar um livro na biblioteca da minha escola!!

    ResponderExcluir