quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Publique o seu Livro 5

Formatação do texto

Uma tarefa da qual nenhum escritor sério pode fugir é a de reler incessantemente o texto. Sempre haverá um erro, uma passagem que pode ser melhorada, um detalhe a ser corrigido. James Joyce, por exemplo, relia os seus textos obsessivamente. Ele levou 7 anos para escrever Ulisses. Quando o livro saiu da gráfica, no entanto, foram encontrados cerca de 19 erros por página, sendo que o livro tinha em torno de 700 páginas (ainda que muito dos erros fossem devido à forma de impressão usada na época).

Atualmente o computador, o tipo de impressão e uma série de outros fatores reduzem em muito o número de erros de um livro, mas ainda assim a releitura do autor é vital. Releia até o seu limite. Esse é o seu dever. Isso não quer dizer que o seu texto não terá nenhum erro após a vigésima leitura, mas cabe a você, principalmente por ser um autor independente, ler ao máximo possível e com o máximo de atenção, fazer de tudo para que não haja o menor número possível de falhas.

Importante: apesar dos editores de textos possuírem corretor ortográfico e gramatical que em muito ajudam o escritor, ele é limitado e está muito longe de substituir um bom revisor humano.

Existem alguns momentos da produção em que é muito importante contratar um serviço externo. Se você está realmente interessado em produzir um livro de qualidade, vai ser difícil fugir de ao menos dois serviços: a revisão gramatical e ortográfica e a produção da capa.

Minha experiência diz que contratar esses dois serviços são os melhores investimentos que você pode fazer.

Existem muitas formas de economizar dinheiro na publicação do seu livro, mas não na revisão e produção gráfica do livro. Pense nisso como um investimento. Se o seu livro não tiver qualidade gráfica, não for apresentável, tiver erros de digitação ou gramática, dificilmente ele entrará em uma livraria, será aceito por escolas ou adquirido por bibliotecas.

PARA CONHECER TODOS OS DETALHES DE COMO PUBLICAR UM LIVRO, MEIOS DE OBTER PATROCÍNIO, VENDER SEU LIVRO NAS MELHORES LIVRARIAS E SITES E AINDA PREPARAR UM GRANDE MATERIAL DE DIVULGAÇÃO (RELEASE, RESUMO, BIOGRAFIA, ETC...), FAÇA O CURSO “PUBLIQUE O SEU LIVRO” (CONTATO: conexoesbr@yahoo.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário