O que é um livro independente?
É aquele pago pelo autor ou por meios obtidos pelo autor, como patrocínio. Em essência, o livro independente é aquele em que o autor tem participação direta em todas as etapas de sua publicação, em especial na sua comercialização. Existe uma modalidade de publicação na qual o autor paga uma editora para publicar o seu livro. Apesar de contar com o apoio tanto na pré-produção quanto, às vezes, na distribuição do livro, esse tipo de publicação é essencialmente independente, pois o autor, e não a editora, desempenha o papel principal na publicação do livro (bem como arca com a maior parte das despesas).
1º Passo - Definindo Objetivos:
Todo livro precisa de um planejamento. Não importa qual o seu objetivo, todo livro precisa de um planejamento. E isso é válido não só para o livro independente como também para os livros publicados por editoras. E uma das principais causas da produção de um livro com baixa qualidade é a falta de objetivos definidos. O mesmo vale para livros que não conseguem dar ao autor o retorno esperado.
Definir um objetivo é vital. Todo autor deve saber o que o move a escrever, ou ainda mais especificamente, o que ele espera com isso (estou falando de livros e escritores, mas a maioria do que é dito vale também para desenhistas, roteiristas, pintores, artistas plásticos...).
Para começar a definir melhor os seus objetivos, pergunte-se:
Qual a minha intenção em escrever?
A resposta vai variar tanto quanto forem as pessoas que se perguntarem. Algumas podem ser bem simples, outras, ambiciosas, isso não importa, o que é vital agora é responder com sinceridade à pergunta.
Alguns exemplos:
Pessoal – Prazer de ter escrito e publicado
Social – Dar para alguns amigos e pessoas do meu círculo social, reconhecimento acadêmico ou do público
Profissional – Construir uma carreira no campo acadêmico, jornalístico ou literário; me tornar escritor meio-período; viver de escrever; fazer dinheiro
Como você viu, as respostas são simples, mas elas irão afetar decisivamente todos os passos seguintes da publicação do seu livro, desde o tipo de publicidade, o preço de venda do livro até a arte da capa.
Agora faça uma pergunta mais específica:
Qual a minha intenção com o livro que quero publicar?
Essa resposta irá especificar a primeira. Será o início da construção do plano do seu livro. Por exemplo, se você quer construir uma carreira (seja acadêmica, jornalística ou como um cronista), você talvez queira enfocar em divulgar o seu nome naquele meio, em abrir espaço nas livrarias, fazer contatos, participar de eventos... Se você quiser, por outro lado, se tornar escritor free-lancer, o livro poderá ser uma porta de entrada em editoras, jornais e revistas especializadas, poderá ser um meio de promover o seu nome e trabalho junto a um outro grupo de pessoas, enfim, isso cabe a você. Mas una essas duas perguntas, faça delas o guia para a formatação do plano do seu livro. Mais uma vez, elas serão a sua referência para todos os passos seguintes, desde a escolha do papel do livro, ao tipo de patrocínio a ser buscado até as melhores opções na hora de distribuir e divulgar.
Muitas vezes os campos social, pessoal e profissional se misturam. Isso não é problema, mas tenha bem claro o seu objetivo. Ele será fundamental na preparação do seu livro e será também uma forma de potencializar o seu trabalho, reduzir gastos e produzir um livro do jeito que você havia pensado.
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