domingo, 13 de dezembro de 2009

Escreva e Publique o seu Livro!

Muitas pessoas têm vontade de escrever. Começar a escrever, no entanto, já é um diferencial. Mas, como dizia Ernest Hemingway, escritor é aquele que termina um livro.

O que fazer, então, agora que você terminou de escrever um livro? Certamente você já se pode considerar um escritor, mas para que as pessoas ao redor pensem o mesmo, e também para divulgar o seu trabalho, você precisa publicar o seu livro. Este blog tem como objetivo fornecer as informações para o autor que quer publicar o seu livro.

Se você ainda não terminou (nem mesmo começou) o seu livro, este blog também será útil para você. No tópico Escrita Criativa você aprenderá dos elementos da narração a aspectos mais complexas da escrita.


Para quem quiser se aprofundar, o ideal é participar de um curso físico ou de um curso online (feito pela internet).


Escrita Criativa

Escrita Criativa é toda a criação que encontra na escrita a sua forma de expressão. Em alguns países existem cursos universitários com esse nome, e o objetivo é formar escritores.


O curso Escrita Criativa oferecido pelo escritor João Lobato é adequado tanto para iniciantes quanto para escritores mais experientes, isso porque no curso são revistos, com profundidade, os elementos da narrativa (ação, personagem e ambientação), que são a base para qualquer grande criação literária. Como João salienta, aquele autor que dominar um único desses elementos, será capaz de escrever um livro que passará pela prova do tempo. Juntamente com a aprendizagem técnica da escrita, são dadas atividades que estimulam a criatividade. São dezenas delas, todas dinâmicas, que permitem ao autor explorar melhor o seu potencial.


A primeira parte do curso, com carga horária de 12h, permite aos participantes conhecerem melhor os aspectos essenciais da criação e análise de um texto de ficção, e também desenvolver seu potencial criativo.

Participar do curso é muito fácil. Existem duas opções: a primeira é um curso tradicional, com turmas que variam de 5 a 15 participantes. Os cursos são em geral oferecidos em São Paulo, Belo Horizonte e Recife, mas é possível combinar o curso em outras cidades. Veja a programação abaixo.

A segunda opção é um curso online. Ele é feito por meio de vídeos e conversas ao vivo através da internet. Nessa opção, os participantes, que poderão estar em qualquer do mundo, irão usar o programa Skype (disponível para download gratuito) para acompanhar as aulas. Uma forma prática e que permite que você estude sem sair de casa.


Existe limite para a criatividade? Explore a sua e descubra!

O que você ganha?

Além de aprender técnicas de composição narrativa, você desenvolve a criatividade por meio de atividades inviduais e em grupos.

Como faço para ter um curso na minha cidade?

Você pode organizar um curso, seja em sua universidade, escola, associação ou com amigos e interessados. Basta reunir ao menos 8 interessados e contatar o escritor João Lobato pelo e-mail conexoesbr@yahoo.com.br.

Quantas fases compõem o curso?

A 1º fase fornece uma compreensão de todos os aspectos essenciais para escrever uma obra de ficção, independente do gênero, e uma série de exercícios para estimular a criatividade.


Para quem completar essa fase, são oferecidas fases mais elaboradas, que enfocam diferentes aspectos do ato de escrever. Essas fases são indicadas apenas para quem já passou pela primeira, pois tratam também do autoconhecimento através da escrita.

Curso online

Para fazer um curso online só é preciso pagar a inscrição (abaixo) e ter um computador com acesso à internet. O curso será ao vivo com o escritor Norman Lance e será feito pelo programa gratuito Skype. Se você não entender muito de computador, não se preocupe, pois receberá todas as instruções. É muito simples.

Caso queira participar de um curso, mande um e-mail para conexoesbr@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário