quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Escrita Criativa 3

3 Elementos essências do texto de ficção

1. Personagem

Quando dizemos que um personagem é um elemento de uma história isso quer dizer que ele pode ser identificado nela. Ele é uma peça dentro da história. Nesse caso, uma peça essencial, pois não existem histórias sem personagens. Ele pode ser um TV (como no livro 54, de Wu Ming), uma cigarra (La Fountaine), ... mas ele é inevitável, pois sem ele (e os demais elementos essências) o próprio ato de criar uma história fica comprometido.

Nem mesmo as inovações advindas com o modernismos e vanguardas posteriores (que tinham o objetivo explícito de descontruir o texto e seus valores) logrou eliminar os elementos essências da ficção.

É possível escrever um livro de aforismas, pensamentos, ou uma crônica, um texto acadêmico ou de outro tipo sem que haja personagens, mas não é possível escrever uma ficção sem o personagem.


EXPLORE SUA CRIATIVIDADE, SE TORNE UM ESCRITOR OU ESCRITORA, MOSTRE AO MUNDO O SEU POTENCIAL COM AJUDA DO CURSO ESCRITA CRIATIVA (CONTATO: conexoesbr@yahoo.com.br), ON-LINE OU NA SUA CIDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário