quinta-feira, 28 de julho de 2011

Misticismo, natureza e novas narrativas

Benny Shanon é especialista em psicologia cognitiva da Universidade Hebraica de Jerusalém e afirma que Moisés pode ter ingerido ayhuasca, o nosso chá do Daime, ou alguma substância parecida.

E por que não?

A afirmação foi publicada nesta semana em um artigo na revista de filosofia Time and Mind e causou revolta em Israel (em especial pelo fato do autor ser um judêo-israelense-acadêmico).

Benny Shannon já visitou o Brasil e tomou o chá do Daime pelo menos umas 100 vezes. Segundo ele a criação dos Dez Mandamentos poderia ser conseqüência de uma experiência com substâncias psicotrópicas de plantas existentes inclusive no deserto do Sinai.

Benny, em entrevista para a BBC Brasil, disse o seguinte:

"Tudo começou quando estive no Brasil em 1991, a convite da Unicamp, para dar uma palestra sobre linguagem e pensamento. Depois da palestra, viajei pelo Brasil por dois meses e experimentei pela primeira vez o chá do Daime em Rio Branco, no Acre."

"Também participei de rituais religiosos e espirituais do Santo Daime, apesar do fato de que não sou adepto de nenhuma religião. Tinha 42 anos naquela época, e a experiência mudou a minha visão do mundo", afirma. Comecei, então, a pesquisar os efeitos dessa planta sob o aspecto da minha área, a psicologia cognitiva."

“Na Bíblia, há frases como 'o povo viu as vozes', que me chamaram a atenção, pois descrevem exatamente a sinestesia que ocorre com a ingestão da ayhuasca", afirma Shanon. "Encontrei frases semelhantes em textos e cânticos de outras religiões."

E ele não para por ai. "Cheguei a conclusão de que, nas religiões mais antigas, como a zoroastra e a hinduísta, também houve rituais ligados à ingestão de substâncias que levam a alterações cognitivas, nos quais os participantes 'viram Deus' ou 'viram vozes'."

O que diriam os catequizadores português, os Vieiras, Anchietas e tantos outros que se empenharam em exterminar a cultura, crença e modo de viver dos nossos índios se ouvissem que o grande profeta Moises usava substâncias similares às dos nossos índios para entender melhor o mundo ao redor?

Baseado no artigo de Guila Flint Teoria de que Moisés tomou chá do Daime cria polêmica em Israel;
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/03/080304_moisesdaime_gf.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário