quinta-feira, 12 de abril de 2012

"Personal writer"

A ideia surgiu quando um amigo me disse que estava trabalhando como ‘personal soccer’. Ou seja, ele, um ex-jogador de futebol e agora treinador, acompanha jogadores iniciantes em treinamentos individuais em que são aprimoradas técnicas de jogo. Se já estávamos acostumados com o termo ‘personal trainer’, a ideia de transpor o mesmo princípio para outras áreas me pareceu nova, e fiquei imaginando onde mais um ‘personal’ seria útil. A resposta veio rápido, afinal, tudo o que fiz em minha vida sempre foi direta ou indiretamente relacionado a livros: vendedor em livrarias físicas e online, jogador e mestre e de RPG, editor, jornalista, diretor de publicação, tradutor, revisor, oficineiro... e, claro, escritor.

A ideia de trabalhar diretamente com um autor no desenvolvimento do texto e/ou publicação de um livro não era nova para mim. Só que até então eu chamava de ‘assessorias’ (e é algo que ainda faço com muita satisfação). Mas resolvi desenvolver a ideia do ‘personal writer’, que seria uma forma um pouco mais próxima (e mais motivacional) de trabalhar com novos autores. Enquanto muitas pessoas têm excelentes ideias e, ainda mais, páginas e páginas de um livro guardadas na gaveta, falta muitas vezes um pouco de coragem, ou determinação, para terminar o livro e começar o processo de publicação. O ‘personal writer’ seria esse elemento que estimularia novos autores e os ajudariam a resolver aqueles pontos difíceis que faltam para a conclusão do livro. Ou seja, seria um apoio técnico (de análise narrativa, construção textual, desenvolvimento da linguagem...) mas também de motivação.

A ideia é nova, mas estou bem otimista. Se você quer saber mais sobre ‘personal writer’ ou assessorias de escrita e publicação, me envie um e-mail: conexoesbr@yahoo.com.br
Norman Lance.

Um comentário: